Indique o Site!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

O que são vocalises



Vocalises são pequenas linhas melódicas utilizadas para colocação e impostação da voz . Essas pequenas melodias, cantadas com continuidade e frequência, vão colocando o som e fixando-o no local correto.
Os vocalises devem ser feitos diariamente, de preferência pela manhã. Para iniciar, aconselhamos 10 minutos de respiração e técnica vocal pela manhã para a colocação da voz falada e meia hora no fim do dia, todos os dias.
Como aquecimento, por ocasião de apresentações, deve-se cantar a música da apresentação várias vezes, vocalizando-a com RRRRRR, MMMMM, UUUU e com a letra. Cantá-la dois ou três tons acima também funciona como vocalise, e vai abrindo a ressonância superior. É importante, ainda, prestar atenção à força da voz -todo cuidado é pouco. O aquecimento da voz, deve ser individual, sem força e com suavidade. Pedimos atenção para os aquecimentos feitos em corais ou grupos vocais, quando se dá mais volume à voz do que o necessário, terminando por colocá-la no local errado. Somente profissionais muito bem qualificados saberão trabalhar com um vozes em conjunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário