Indique o Site!

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Como tocar violão com a ajuda de programas e serviços online


Grande parte das pessoas já sentiu vontade de tocar algum instrumento. Algumas vezes essa vontade é um pouco mais forte e a pessoa acaba, de fato, comprando o instrumento em questão. Inquestionavelmente, na maioria dos casos esse instrumento é um violão.
Violão
O problema é que nem sempre essa vontade é suficiente para que o futuro músico saia das primeiras lições. E como várias pessoas já devem ter comprovado, tocar “Come as you are” e “Parabéns para Você” não é o suficiente para agitar uma festa. E isso faz com que o violão vá parar no armário ou debaixo da cama.
Pois bem, está na hora de tirar o pó do coitadinho e virar um rock star – ou um cantor de música sertaneja, ou o que você quiser. O importante é treinar a agilidade nos dedos, afinar a voz e perder a vergonha. E chega de Guitar Hero!

Antes de afinar a voz

Antes de qualquer coisa você vai precisar trocar as cordas. Para seguir este passo você vai precisar sair de casa, mas não se preocupe. Aconselhe-se com o dono da loja, volte com as cordas novas para casa e em seguida troque-as. Se não souber fazer, peça a ajuda de alguém mais experiente, pois um erro pode danificar o instrumento.
Viola
Os músicos mais experientes sabem que você nunca deve entrar em um show com cordas novas. Isso porque elas ainda não foram bem “amaciadas”, ou seja, constantemente perdem a afinação. Para resolver esse problema você tem que tocar bastante e afinar o violão constantemente. E é aí que entram os primeiros programas da nossa seleção: os afinadores.
O Baixaki possui vários afinadores, cada um com um estilo diferente. O APTuner, mostrado na imagem abaixo, e o AP Guitar Tuner funcionam da mesma forma. Você aproxima o microfone do violão – você pode até colocá-lo dentro do instrumento – e ele reconhece a nota emitida por cada corda. Aí é só virar a tarraxa até encontrar o ponto ideal.
APTuner
Além disso, eles ainda vêm com sistemas de afinação diferentes do padrão. Várias músicas da banda “Led Zeppelin”, por exemplo, não usam a afinação tradicional (E, A, D, G, B, E), o que pode complicar bastante, então fique atento.
Se você é daqueles que gosta de levar o violão para vários locais, cuidado para não ser pego desprevenido pelo mau tempo. Como assim? Muito calor ou frio muda a tensão das cordas – lembra-se das aulas de termodinâmica? – o que prejudica a afinação. Mas mesmo nesses casos há solução: um afinador para celular, como GString para Android.
Afinador para celular

Primeiros acordes

Dó maior
Ok, o seu violão está exatamente na famosa afinação Mi, Lá, Ré, Sol, Si, Mi. E agora? Como você deve bem saber, não adianta tentar começar tocando os solos mais difíceis do Metallica. É preciso começar do começo, e o começo são os acordes.
Acordes são combinações de notas tocadas simultaneamente, formando um todo que possua harmonia. Existem centenas de combinações, mas para começar você só precisa de algumas. Com os programas Guitar Trainer e Denzo Guitar Software, por exemplo, você aprende alguns acordes e ainda recebe lições.
Não ligue muito para o layout dos programas, o que importa é entender as posições no braço do violão. Dica deste redator: dê especial atenção aos acordes maiores de Sol (G), Dó (C), Ré (D), Mi (E) e Lá (A), e aos menores de Mi (Em), Lá (Am) e Si (Bm), pois com eles você pode tocar muitas músicas. Muitas mesmo!
Quer maior prova de que é possível tocar centenas de músicas com apenas alguns acordes do que este vídeo?

Execução

Assumindo que você já saiba tocar vários acordes e consiga trocar entre todos eles livremente, falta agora aprender uma música de fato. E quem nunca disse “mas eu não consigo pegar músicas de ouvido”? Não ache que você está sozinho: tirar uma música apenas ouvindo-a é uma habilidade que chega somente com o treino e a experiência.
Então está na hora de jogar o violão debaixo da cama novamente? Não. Está na hora de você pedir a ajuda de um software que ensine as músicas para você. O mais conhecido, com certeza, é o Guitar Pro, mas ele tem um problema: é pago.
Exibição do Guitar Pro 6
Se você tem pressa em aprender uma música, o período de testes do Guitar Pro pode ser o suficiente, mas caso contrário, experimente o TuxGuitar. Ele é gratuito, funciona praticamente da mesma maneira, e ainda possui suporte para os formatos GP3, GP4 e GP5. Com esses dois programas você pode literalmente ver a música sendo tocada.
Muitas vezes o problema para executar uma música é a rapidez. Para resolver isso os músicos usam uma estratégia muito peculiar. Diminuir a velocidade da música para entender o que está sendo tocado e treinar aos poucos, subindo gradativamente o andamento até chegar aos bpm normais da canção. O BestPractice faz isso e ainda retira o canal do vocal para que você ouça somente a parte instrumental.

Solos

Principalmente músicas do estilo rock ou heavy metal costumam possuir uma parte destinada ao solo. Algumas vezes ele é calmo, tranquilo e belo, e em outros ele é pesado, sujo e rápido (“fritado”, na gíria).
Para você que está aprendendo violão, os solos podem não fazer muita diferença. Mas às vezes pode ser interessante saber tocar alguns deles. Principalmente se você tem um amigo que aceita tocar a base enquanto você dá uma de Slash.
Slash solando
Fonte da imagem: Slashs Official Website
Para treinar solos você vai precisar de um pouco mais de paciência e empenho. É necessário ter muita agilidade nos dedos e para isso nada melhor do que treinar escalas em grande velocidade, ou seja, executar determinados padrões em velocidades sempre crescentes.
Para isso você vai precisar da ajuda de um software famoso entre os guitarristas: o Guitar Speed Trainer. Com ele você aprende várias escalas (que podem ser usadas para compor solos), além de vários tipos de palhetadas e, claro, a solar mais rápido que Zakk Wylde. Mas este não é o único, experimente também o Scale Master, um excelente dicionário de escalas.

Falando em composição

Se você chegou até aqui, sabe centenas de acordes e escalas em todos os tons, você pode finalmente chegar ao ápice da vida de um músico: a composição. Sim, esta é a melhor parte. É quando você consegue colocar toda a sua expressão, subjetividade e sentimentos em uma música própria.
E nesse importante passo você também recebe ajuda da tecnologia. O próprio Guitar Pro é uma ótima ferramenta para anotar suas melhores ideias tanto em tablaturas quanto em partituras, mas há outras opções, como o Notation Composer. Ele tem várias ferramentas de notação inclusive com opção para vários instrumentos – caso de uma orquestra.
.....
Então, o que você achou destas dicas? Elas foram o suficiente para você tocar “More Than Words” para a sua namorada? Ou “I’m a Believer” para os seus amigos? Deixe sua opinião no espaço para comentários abaixo e vida longa à música.


Nenhum comentário:

Postar um comentário